sábado, 7 de novembro de 2015

O esgotamento dos recursos naturais

“Vivemos tempos excecionais. Os cientistas dizem-nos que temos dez anos para alterar a forma como vivemos, para evitar o esgotamento dos recursos naturais e a catastrófica evolução do clima terrestre”, comenta o realizador Yann Arthus-Bertrand, em comunicado divulgado no sítio (site) do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (Pnua).
Os seres humanos individualmente ou em comunidade, numa região ou país, lutam pela sobrevivência e pela prosperidade sem cuidar muito do que daí possa resultar para os outros. As consequências são desastrosas e globais e não dependem do grau de desenvolvimento.
Nos países industrializados, os elevados padrões de consumo estimulam a utilização dos recursos não renováveis e favorecem o desperdício.
Nos países em desenvolvimento, com dívidas externas asfixiantes, a luta pela sobrevivência determinam níveis de exploração dos recursos insustentáveis no futuro.
A crescente internacionalização da economia alarga a dimensão das consequências do funcionamento do sistema em todo o planeta. Os efeitos ambientais globalizam-se; a economia e a ecologia não podem dissociar-se disso.
O caminho a percorrer rumo à sustentabilidade não é fácil, pois terá obviamente que passar por um conjunto de ações diversificadas. O equilíbrio entre a dimensão da população e os recursos disponíveis, a taxa de crescimento demográfico e a capacidade da economia em satisfazer as necessidades básicas da população, sem pôr em risco as gerações futuras, serão com certeza o grande desafio das políticas de desenvolvimento nos próximos anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário