sábado, 21 de novembro de 2015

O Ciclo hidrológico

EVAPORAÇÃO – EVAPOTRANSPIRAÇÃO – PRECIPITAÇÃO – INFILTRAÇÃO – ESCOAMENTO
A evaporação é a passagem da fase líquida para a gasosa, que ocorre lentamente na superfície dos líquidos. A evaporação é um fenómeno no qual átomos ou moléculas no estado líquido, ou sólido (se a substância sublima), ganham energia suficiente para passar ao estado vapor. Constitui uma parte importante da mudança de energia dentro do sistema Terra- atmosfera, responsável pelos movimentos atmosféricos e, consequentemente, pelas variações climáticas.
Como é praticamente impossível distinguir o vapor de água proveniente da evaporação da água no solo e da transpiração das plantas e animais, a evapotranspiração é definida como sendo o processo simultâneo de transferência de água para a atmosfera por evaporação da água do solo e da vegetação húmida e por transpiração de animais e plantas.
A precipitação é a restituição à superfície terrestre da água resultante da evaporação e evapotranspiração. A precipitação descreve o fenómeno relacionado com a queda de água no estado líquido (chuva) ou sólido (neve ou granizo). É o resultado da condensação do vapor de água que existe na atmosfera e uma parte importante do ciclo hidrológico, sendo responsável pelo retorno da maior parte da água doce ao planeta.
Infiltração é o nome dado ao processo pelo qual a água à superfície penetra no solo. A água que atinge o solo poderá evaporar-se, penetrar no solo ou escoar superficialmente. A água infiltrada sofrerá a ação de capilaridade e será retida nas camadas superiores do solo se esta prevalecer sobre a força de gravidade. À medida que o solo humedece, a força de gravidade passa a prevalecer e a água vai penetrando em direção às camadas mais profundas, até atingir uma camada suporte que a retém, formando então a água do solo, ou os aquíferos subterrâneos.
Uma parte da água precipitada regressa para a atmosfera pelo processo da evapotranspiração e a restante ou dá lugar a escoamento superficial diretamente para os cursos de água, ou vai alimentar os lençóis de água subterrâneos, dando origem ao escoamento subterrâneo.
Alguns dos efeitos benéficos do ciclo hidrológico sobre o recurso água.
O ciclo da água permite a purificação natural da água salgada e doce. Através da evaporação são removidos grande parte dos poluentes existentes na atmosfera, purificando-a. Os solos funcionam como um elemento de ligação e como sistema regulador do ciclo hidrológico global. Cerca de 60% da água doce é água “verde”, retida no solo e disponível para as plantas. Os solos também regulam os cursos de água e os reservatórios de água subterrânea que suportam as zonas húmidas, a irrigação e os abastecimentos doméstico e industrial – por vezes milhares de quilómetros a jusante.
Sítios (sites) consultados:

Sem comentários:

Enviar um comentário