sábado, 4 de agosto de 2012

Envelhecimento Demográfico


Estamos a envelhecer no nosso Planeta, num processo sem precedentes na história da Humanidade.
O envelhecimento é um processo natural da vida, que começa a partir do momento da conceção no ventre da nossa mãe. Curiosamente parece que vivemos na ilusão de que nunca nos tornaremos velhos e quando a velhice chega, muitas vezes não estamos preparados.
“Hoje em dia, a mediana de idades no mundo é de 28 anos, o que significa que metade da população mundial está abaixo desta idade e a outra acima”. A Nigéria é o país com a população mais jovem, com uma mediana de idade de 15 anos. O mais velho é o Japão, onde este valor anda pelos 44 anos. Numa lista de 196 países, Portugal é o oitavo mais envelhecido, ocupando o 15º lugar na tabela das medianas mais altas (40,6 anos), o que nos leva a concluir que é nos países desenvolvidos ou em desenvolvimento que o envelhecimento demográfico mais se faz notar.
Desde 1950 a Humanidade ganhou 20 anos, passando de um horizonte de vida de 48 anos de média mundial para 68 anos. Em Portugal a população residente continuará a aumentar até 2034, atingindo os 10.898,7 milhões de indivíduos e nos próximos 50 anos poderá continuar com cerca de 10 milhões de residentes, mantendo-se a tendência de envelhecimento demográfico, projetando-se que em 2060 residam no território nacional cerca de 3 idosos por cada jovem. Prevê-se que em 2060 residirão em Portugal 271 idosos por cada 100 jovens, mais do dobro do valor projetado em 2009 (116 idosos por cada 100 jovens).
Com o aumento da população portuguesa a estrutura etária sofreu alterações e este aumento deveu-se, por um lado, à diminuição constante da taxa de natalidade, provocada pela redução da taxa nupcial, casamento tardio, emancipação da mulher e a sua participação no mercado de trabalho, generalização dos métodos contracetivos, encargos sociais acrescidos, por outro, pelo aumento da esperança média de vida provocada pelas melhores condições sociais e tecnológicas (progressos da medicina preventiva, curativa e reabilitadora).
A grande tendência da atualidade na Europa é sermos responsáveis por nós mesmos em qualquer fase da nossa vida, por isso torna-se urgente preparamos o nosso envelhecimento.
Os dados estatísticos mostram que 30% dos franceses estão na faixa dos 50 anos ou mais, cerca de 61 milhões, e o total de idosos franceses hoje é de 19 milhões. Na Europa hoje temos 629 milhões de idosos com mais de 60 anos e em 2050 eles serão 2 mil milhões, ou seja, 20% com mais de 80 anos. Como a longevidade está cada vez maior, o envelhecimento será mundial.
É necessário para todas as sociedades planear o futuro de uma forma atualizada, criando infraestruturas com qualidade e dignas para acolher os mais idosos, com pessoas qualificadas e sensíveis para lidar com este novo fenómeno. A evolução da tecnologia, da medicina e de outras especialidades, dá-nos o suporte a essa autorresponsabilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário