sábado, 31 de março de 2012

O ASSOCIATIVISMO



O movimento associativo tem vindo a ganhar expansão, sendo considerado uma mais-valia no desenvolvimento da sociedade, refletindo o comportamento social dominante nas próprias comunidades, sendo visto como uma forma de juntar interesses comuns e defender pontos de vista de forma global.
Como expressão organizada da sociedade, apela à responsabilização e intervenção dos cidadãos em várias esferas da sociedade, constituindo um importante meio de exercer cidadania.
A sua importância decorre do facto de ser uma criação e realização viva e independente da sociedade, uma expressão da ação social das populações nas mais variadas áreas, uma expressão de liberdade e exemplo de vida democrática, uma escola viva de vida coletiva, de cooperação, de solidariedade, de generosidade, de independência, humanismo e cidadania, conciliando o valor coletivo e individual.
Defender, reforçar, apoiar e promover o desenvolvimento do movimento associativo é defender e reforçar a democracia e a participação cívica dos cidadãos na vida social, pois o movimento associativo é um produto social e transforma-se com a sua evolução, acompanhando e participando ativamente nessa transformação.
Quanto mais claros os objetivos da sua intervenção, o seu próprio projeto e o projeto da própria sociedade para que está orientado o conteúdo fundamental da sua ação, mais profundamente se realiza o movimento associativo.
O associativismo é uma forma de união dos povos ou comunidades que procuram, económica e desinteressadamente, alcançar um objetivo comum, a quem a lei portuguesa confere personalidade jurídica, concedendo que “toda a pessoa tem direito à liberdade de reunião e associação pacífica”, pelo que, o associativismo, enquanto movimento de união e desinteresse económico é um ato de liberdade e de opção para qualquer pessoa que, de livre vontade, se pode reunir e formar a sua própria associação, no sentido dos objetivos que lhes satisfaçam as suas necessidades.
Uma associação é a emanação da vontade popular que traz benefícios sociais aos seus associados, vive e renasce pela vontade sucessiva de gerações de associados anónimos, cuja força motora é a resposta aos problemas locais, a partilha, a melhoria da qualidade de vida, a participação popular, o exercício da democracia e uma forma privilegiada de participação cívica.

Sem comentários:

Enviar um comentário