sábado, 30 de abril de 2011

Cultura – sentimento de pertença.

Os povos definem-se culturalmente pelas suas conquistas, tradições, saberes e formas de vida que compartilham em sociedade. Reforçam assim sentimentos de pertença, identificando-se entre si e diferenciando-se face aos outros. Nas culturas mais atrasadas, este sentimento de pertença é mais forte. Consoante a cultura se desenvolve, vai-se tornando mais permeável às outras, deixando-se contagiar e acrescenta à sua identidade traços que outrora eram vistos como negativos.
Porém, este processo de permeabilidade nunca se completa. Cada cultura manterá sempre traços fundamentais que a diferenciam das outras.
A começar pela capacidade de comunicação, a linguagem define a índole cultural de um povo, une esse povo e essa capacidade de comunicação, muito diversificada mas comum a todos os humanos, assegura que “o homem é todo o ser vivo que pensa com sentido e por isso nós podemos entendê-lo”.
Todas as culturas, sejam quais forem as suas leis culturais ou as normas vigentes na sua colectividade, merecem apoio e respeito, no entanto, o reconhecimento desse direito transcende a identificação dos seres humanos com o seu grupo: os valores dos direitos humanos devem ser (respeitados) acatados por todas as sociedades.

1 comentário:

  1. A cultura, como mostra compreender muito bem, é aquilo que nos permite ter a ousadia de nos distinguirmos da simples animalidade e da barbárie.

    Obrigado por partilhar os seus pensamentos.

    ResponderEliminar