sábado, 7 de maio de 2011

GOVERNAÇÃO GLOBAL

O tema sobre governação global vem ganhando importância na actualidade, pois apresenta-se intimamente ligado ao processo acelerado de globalização, às suas variáveis e consequências, tanto no contexto local como internacional.
O conceito de globalização indica um processo de reestruturação económica, em que as relações entre seus agentes adquirem um alcance planetário, originando mudanças significativas no sistema produtivo, nas interacções tanto comerciais como políticas, ultrapassando as fronteiras nacionais, colocando desafios comuns através do multilateralismo.
Do ponto de vista técnico, é uma verdade aceite de forma universal que a preservação do meio ambiente não pode ser problema de um ou alguns países, atingidos pela degradação causada pela poluição de outros. Respiramos o mesmo ar e estamos expostos ao mesmo sol. A escassez dos recursos naturais em partes do mundo geraria a migração dos povos e o surgir de inúmeros conflitos.
Questões globais – como a recente crise financeira – exemplificadas pelas abordagens multilaterais, demonstram que os desafios globais exigem soluções globais.
Embora preservando a identidade própria de cada nação, as fronteiras dos países vão perdendo importância e os governos vão adoptando, cada vez mais, políticas de consenso alargado, o que é eticamente recomendável.

1 comentário:

  1. Pois é meu caro, essa parecia ser a resposta racional perante os desafios que as nossas sociedades enfrentam, mas a verdade é que a criação, construção e desenvolvimento de instituições que nos trouxeram fundamentos para um optimismo no futuro, parecem agora desagregar-se rapidamente perante os nossos olhos.

    Veja-se o estado deplorável da União Europeia, o descrédito das Nações Unidas... E como precisávamos delas nestes momentos difíceis...

    ResponderEliminar