sábado, 12 de setembro de 2015

Projeto

O termo “projeto” provém do latim projicere que significa lançar para a frente e é o plano de trabalho para realizar qualquer ato. É a intenção de fazer alguma coisa.
Ao longo da nossa vida, somos confrontados com diversas situações em que necessitamos de recorrer à elaboração de projetos e trabalhos para as contornarmos. Os projetos fazem parte do dia-a-dia de cada indivíduo enquanto pessoa e enquanto trabalhador.
Características dos projetos
O projeto centra-se no desenvolvimento de um processo. Existem características fundamentais que estão associadas à definição de projeto, com uma relação entre si, distinguindo-se de um plano.
A realização de um projeto pressupõe um objetivo formulado pelos autores e executores, que dá unidade e sentido às várias atividades e está associado a um produto final que pode assumir formas muito variadas. Procura responder ao objetivo inicial e reflete o trabalho realizado.
A sua finalidade é introduzir mudanças reais numa situação e os intervenientes podem ser os agentes dessa mudança, ou seja, têm capacidades de decidir e influenciar o futuro que desejam.
As metas devem ser alcançáveis devendo ter em conta os recursos financeiros e humanos disponíveis.
Os projetos surgem de novas ideias, devendo ser inovadores. Aquilo que se pretende fazer constitui um novo problema para quem o faz e envolve alguma originalidade.
O objetivo central do projeto constitui um problema ou torna-se fonte geradora de problemas, exigindo várias habilitações de planeamento e de implementação, envolvendo diversos parceiros e jogadores.
A elaboração de um projeto é um processo progressivo que tem de ter em conta as condições objetivas. É necessário recolher informações que permitam conhecer a situação, definir o problema, os recursos disponíveis e os que se poderão disponibilizar.
No projeto há uma dimensão temporal que articula o passado, presente e futuro, num processo evolutivo que se vai construindo e implementando num local e contexto específico.
Há no projeto um desejo, uma intenção ou interesse. Tem uma carga afetiva e é marcado por um empenhamento e compromisso.
As características que fundamentam o desenvolvimento de um projeto remetem-nos para a elaboração ideal, enquanto processo globalizante, baseado na autonomia e na participação.
O projeto implica um ator que se coloca na posição de autor do que conta realizar”, (Boutinet, 1896).
Questões a responder sobre a estruturação de um projeto, antes do lançamento
Temas principais
Questões a responder antes de iniciar um projeto
Definição de metas, objetivos, contexto e público-alvo
Qual o contexto do projeto?
Quais as alterações implicadas?
Qual a razão para levar a cabo este projeto?
Qual o resultado esperado?
Para quem foi o projeto pensado?
Quais os problemas que estão em jogo?
Conteúdo do projeto
Qual o tema e o conteúdo do projeto?
Qual a abordagem escolhida (metodologia)?
Quais as atividades integradas?
O que é que é preciso para o projeto seguir?
Onde e quando
Qual a logística necessária?
Quais os obstáculos práticos que devem ser ultrapassados?
Praticabilidades
Qual a logística necessária?
Quais os obstáculos práticos que devem ser ultrapassados?
Financiamento
Qual o custo final? (planeamento/implementação e avaliação)
De onde virá o financiamento necessário?
Parceiros
Quem são os parceiros?
Qual o seu papel?
Qual o acordo no que concerne a coordenação?
Meios para ação
O projeto reúne os requisitos necessários para um apoio financeiro?
Pode usar as instalações já existentes? (condições?)
Comunicação
Comunicação interna: como é que a informação circula entre os membros da equipa do projeto?
Comunicação externa: O projeto precisa de ser coberto pela imprensa? (Porquê? Como? Que aspetos?)
Avaliação e acompanhamento
Como e quando deverá ser avaliado?
Quais os aspetos a serem avaliados? Porquê?
Qual o acompanhamento previsto?





















Fases de um projeto
Diagnóstico – negociação dos objetivos, prioridades e descrição dos meios em função das ideias. É também nesta fase que os projetos podem ser alterados ou cancelados.
Planificação – análise da ideia de uma forma mais estruturada, onde se determinam as características do projeto a ser desenvolvido (objetivos a serem cumpridos e planificação de atividades a serem desenvolvidas).
Realização – o projeto e ser desenvolvido é posto em vigor, os objetivos apontados são cumpridos e as atividades propostas são executadas.
Avaliação – autoavaliação do projeto a ser desenvolvido.
Os projetos têm uma utilidade incontestável e são uma ferramenta indispensável em várias áreas, servindo de base tanto para pequenos como para grandes feitos.
Fontes:
http://pt.scrib.com/grupo3aabb/d/28339873-Projecto-o-que-e-como-fazer
http://youth-partnership-eu.coe.int/youth-partnnership/documents/Publications/T kits/3/Portuguese/T-kit3 po ch2.pdf

1 comentário:

  1. Aqui estão os detalhes de contato dos investidores. Email: _ lfdsloans@lemeridianfds.com Ou Whatsapp 1 989-394-3740 que me ajudou com um empréstimo de 90.000,00 Euros para iniciar meu negócio e estou muito agradecido, foi muito difícil para mim aqui tentar fazer um caminho como mãe solteira as coisas não foram fáceis para mim, mas com a ajuda de Le_Meridian colocou um sorriso no meu rosto enquanto eu observava meu negócio crescer mais forte e se expandindo também.Eu sei que você pode se surpreender por eu colocar coisas como esta aqui mas eu realmente tenho que expressar minha gratidão para que qualquer pessoa que procure ajuda financeira ou passe por dificuldades com os negócios lá ou queira iniciar um projeto de negócios possa ver isso e ter esperança de sair da dificuldade ... Obrigado.

    ResponderEliminar