sábado, 21 de julho de 2012

A anorexia e a bulimia


Todos nós comemos porque necessitamos de o fazer e nos dá prazer. O modo como nos alimentamos varia de pessoa para pessoa, umas comem mais, outras menos; algumas engordam com facilidade, outras não. A preocupação com o peso e a forma corporal leva as pessoas, cada vez mais, a iniciar dietas progressivas e selectivas, procurando evitar ao máximo alimentos de alto teor calórico. Este tipo de comportamento pode levar a distúrbios alimentares, como a anorexia e a bulimia.
Embora seja aparentemente fácil distinguir, as pessoas (geralmente do sexo feminino) que sofrem destas duas perturbações alimentares têm por vezes sintomas comuns, acontecendo com frequência a bulimia desenvolver-se após um período de meses ou anos de sintomas anorécticos.
A anorexia tem habitualmente início na adolescência, podendo ter início num período anterior (infância), ou posterior (30 ou 40 anos de idade). É uma perturbação alimentar e psicológica que consiste, essencialmente, na persistência em manter o peso corporal abaixo do normal. Este tipo de distúrbio conduz a uma percepção distorcida do próprio corpo, levando a pessoa a ver-se como gorda. Quando não consegue manter restrição da comida, inicia episódios de sobrealimentação, entrando num ciclo vicioso no qual aumentam o medo de engordar e o desejo de emagrecer, recorrendo ao excesso de exercício físico, uso de laxantes e provocação do vómito para perder peso.
A bulimia atinge habitualmente uma faixa etária diferente (na casa dos 20 anos) com história de peso excessivo na infância. Caracteriza-se por episódios de alimentação compulsiva que não se conseguem controlar ingerindo grandes quantidades de alimentos. Como as anorécticas, sofrem da síndroma de excesso de peso mas conseguem normalmente o seu controlo através da indução do vómito e do uso de laxantes. Apesar de ser uma situação muito desconfortável, cria-se um círculo vicioso que não se consegue ultrapassar, instalando-se este padrão caótico de alimentação.
São várias as causas que podem explicar o desenvolvimento da anorexia e bulimia. A extrema valorização da magreza e o preconceito com a gordura nas sociedades ocidentais estão muito ligados à ocorrência destes distúrbios, sendo a comunicação social uma das principais causas destes transtornos alimentares ao impor o estereótipo da magreza como um factor essencial para o sucesso social e económico.
As adolescentes são o grupo etário de maior risco, mas há casos destes em todas as idades e em ambos os sexos. As alterações ao nível cardiovascular, gastrointestinal, depressão, fadiga e comportamento obsessivo-compulsivo, são as principais consequências da anorexia e bulimia podendo, em casos mais graves, estes problemas do foro alimentar levar mesmo à morte.

Sem comentários:

Enviar um comentário