sábado, 2 de abril de 2016

A complexidade da definição de «saúde»

Regras básicas para viver uma vida mais saudável
Para viver uma vida saudável é fundamental atendermos ao nosso bem-estar físico, mental e social.
Para o nosso bem-estar físico é necessário adquirir hábitos saudáveis dando especial importância à alimentação, ao exercício físico e ao descanso retemperador, e adotar políticas de higiene e de prevenção de doenças;
O equilíbrio emocional é fundamental para o bem-estar mental e pode ser obtido pelo bom convívio familiar e social. A depressão, o nervosismo e a insegurança bloqueiam o sistema imunológico, diminuindo a defesa contra doenças. O estarmos bem com nós próprios e o laser é parte fundamental no processo do bem-estar mental.
Relação de saúde com qualidade de vida
Enquanto para alguns, vida saudável é evitar contrair doenças, o conceito de vida saudável é bem mais amplo e abrangente.
Há múltiplos fatores que influenciam a saúde, como: o relacionamento no seio familiar e no trabalho; o local em que vivemos; o nosso estado emocional e até mesmo o estado espiritual.
Se não houver harmonia entre todos os fatores, a tendência para adoecer está mais facilitada.
O nosso bem-estar tem muito a ver com o estarmos bem com nós próprios, e esta sensação, se bem que dependa da predisposição genética de cada um de nós, depende também do ambiente que nos rodeia, dos cuidados que temos com a nossa saúde e da disposição psicológica para enfrentar a vida.
Saúde e qualidade de vida têm a ver, além dos aspetos imateriais, também com os materiais que dizem respeito essencialmente às necessidades básicas como: habitação, abastecimento de água e saneamento básico, educação, serviço de saúde, situação laboral e uma condição económica estável.
Consultas:

Sem comentários:

Enviar um comentário