sábado, 19 de maio de 2012

Os movimentos dos «indignados»


Tudo parece indicar que os mercados estão sem resposta aos desafios que estão a surgir por todos os lados. Os movimentos dos “indignados” constituem um sinal, entre muitos outros, do mal-estar das populações.
As restrições impostas pela crise dos “mercados” financeiros fez emergir novas formas de cidadania, com os mais novos a retomar as bandeiras dos seus pais e a dar outro sentido à resistência ideológica, perante o esbracejar dos incensadores do sistema contra o movimento geral de protesto, alegando que o capitalismo encontra sempre novas formas de se renovar, não passando os seus argumentos de autolimitações de recurso. A verdade é que os sinais de crise são facilmente visíveis e negar ou contornar estes movimentos é tapar o sol com a peneira.
O movimento dos indignados surgiu em 2011 na Europa, nomeadamente em Espanha, e nos Estados Unidos, como uma lufada de ar fresco num mundo a cheirar a podre. Expuseram o que muitos pensam nas redes sociais e em acampamentos: que a crise é uma criação dos bancos com a conivência dos governos; que as populações sofrem com ela; que os políticos apenas se representam a si mesmos; que os meios de comunicação estão condicionados; que não existem vias para que o protesto social se traduza em verdadeiras mudanças, porque na política tudo está organizado, e bem, para que sejam sempre os mesmos a cobrar e os mesmos a ter de pagar.
Durante meses, dezenas de milhares de pessoas participaram em assembleias e manifestações de forma pacífica, exceto a violência resultante das ações excessivas da polícia.
O tema central era “democracia já”, uma outra democracia, bem diferente desta a que estamos habituados, que é mais uma farsa que realidade. Uma democracia construída vinda de baixo, articulada com o povo, transparente nos seus procedimentos e não mais corroída pela corrupção, caracterizada por vincular justiça social com justiça ecológica.
“Os indignados” emergiram inorganicamente, à margem dos partidos e das organizações sindicais, pela razão simples de que não se sentem representados nem defendidos. Este tipo de iniciativas pode fazer despertar os nossos adormecimentos e as nossas indiferenças e por em causa as origens dos poderes que dominam os valores morais e nos causam desgraça, infelicidade e medo.
Um ano passou e é preciso, é urgente, que de «indignados» não passemos rapidamente a «indiferentes».

Sem comentários:

Enviar um comentário