sábado, 15 de outubro de 2011

O Relativismo, Subjectivismo e Objectivismo Ético.

Todos os padrões de comportamento de um povo são determinados pela cultura desse povo. O que é correcto para uns pode não ser para outros. Não se pode afirmar que estes ou aqueles costumes estão correctos ou incorrectos; o que existe são costumes de uma sociedade com códigos morais de acordo com os seus costumes.
Se pensarmos pelo lado prático, a tortura de bebés filhos de terroristas seria justificável, já que a morte de um bebé poderia salvar milhares de vidas, no entanto há quem pense que nada poderia ser mais normalmente redutor que justificar a prática da tortura pela lógica utilitarista, pois já não seriam precisos códigos morais para determinar o que é certo ou errado, mas uma simples calculadora. Há, todavia, quem defenda uma tortura “leve” para minimizar a ideia de tortura, tornando-a aceitável ou até justificável em situações extremas.
A rejeição da tortura deve basear-se na defesa dos valores e virtudes humanas, pois tanto a vítima como o torturador perderiam a essência humana ao participar em actos cruéis e degradantes.
Devemos considerar como toleráveis os comportamentos de grupos que não estejam de acordo com os padrões morais da maioria da sociedade.
O subjectivismo ético aplica-se a todas as questões e no que concerne à moral não há factos e ninguém está certo. As opiniões morais baseiam-se nos nossos sentimentos.
Para os crentes, os mandamentos divinos traduzirão deveres morais eternos e universais, porque são ordenados por Deus que, para eles, é todo-poderoso, sábio e bom.
Para os ateus, o objectivismo ético baseia-se na razão, ou na natureza, na capacidade humana de raciocínio, em compreender, ponderar, de pensar sobre questões morais, de emitir juízos e justificar esses juízos através das melhores razões que conseguimos descobrir.
Sendo os deuses seres poderosos, omniscientes e bons, só podem ordenar comportamentos correctos, só posso acreditar “os deuses ordenam porque são correctos”.
O relativismo ético defende que os juízos morais de uns são equivalentes aos dos outros e, como tal, não devem ser impostos, ficando ao critério da cada sociedade, ou de cada indivíduo, definir a sua verdade e o seu bem;
O subjectivismo ético defende que os valores morais se baseiam nos nossos sentimentos. Para os subjectivistas o certo ou errado não existe;
No objectivismo ético a verdade dos juízos de valor não depende da perspectiva do sujeito que avalia, são valores absolutos de carácter imperativo e universal que ultrapassam critérios de sensibilidade objectiva. São exemplo desses valores, aqueles que assumem relevo para toda a humanidade, sendo consensualmente reconhecida a sua universalidade: a felicidade, a liberdade, a justiça, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário