O fanatismo é a única forma de força de vontade acessível aos fracos.Friedrich Nietzsche

domingo, 22 de janeiro de 2017

Prevenção de acidentes

Normalmente, pensamos que os acidentes apenas acontecem aos outros, mas a verdade é que estamos sempre sujeitos a que eles também aconteçam a nós.
Quem já tenha estado envolvido num acidente sabe que a prevenção é a melhor forma para evitar que o acidente aconteça.
Isto nem sempre é possível. Por vezes, por mais cuidados que tenhamos, por mais medidas de prevenção que implementemos, o acidente pode sempre acontecer. No entanto, se tiverem sido adotadas as medidas minimamente corretas, os prejuízos, quer em danos físicos ou na poupança de vidas humanas, quer em danos materiais, poderão ser drasticamente minimizados.
Os fatores de risco de acidentes são variáveis em função da atividade desenvolvida: acidentes domésticos envolvendo com particular relevância crianças e idosos; acidentes de trabalho, que em função da atividade especifica requerem medidas de proteção adequadas à atividade em questão e acidentes de viação que requerem medidas de proteção envolvendo vias de circulação, veículos, condutores e passageiros, etc.
São múltiplas as normas de segurança estudadas, aconselhadas e adotadas para os vários ramos de atividade, que nos guiam e aconselham na adoção das medidas mais corretas para proteção da nossa integridade física e a dos outros, e que nos permitem viver com mais segurança e tranquilidade; com mais qualidade de vida.

Em suma, a prevenção do acidente é a melhor forma de o evitar ou, pelo menos, minimizar as suas consequências. É algo de fundamental que deve estar sempre presente nas nossas casas, nos locais de trabalho, no espaço público, no nosso espírito, em suma, na nossa forma de viver.