O fanatismo é a única forma de força de vontade acessível aos fracos.Friedrich Nietzsche

sábado, 21 de maio de 2016

Cultos e adultos




Cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade. (Edward B. Tylor, 1832-19179). Cultura é o conjunto de elementos que uma pessoa aprende ao longo da sua vida. Estes elementos variam desde a língua à religião, passando pela arte e pelo modo de ver o mundo, ou seja, todos os padrões de comportamento que uma pessoa aprende.
A cultura, primeiramente reservada às elites (clero, nobreza e burguesia), tornou-se acessível a mais amplas camadas sociais a partir do século XX. O desenvolvimento económico, a democratização do ensino, o progresso tecnológico e o desenvolvimento da comunicação social: os jornais, a rádio, o cinema, a televisão e depois a internet, contribuíram para uma maior divulgação da cultura, possibilitando o seu acesso a gente e locais até então quase inacessíveis. A cultura passou a ser assimilada por um maior número de pessoas. Temos a «cultura de massas». Os espetáculos, o desporto e lazer são outro contributo para a divulgação da cultura.
Os meios de comunicação têm como principal função informar, educar e entreter de diferentes formas, com conteúdos selecionados e desenvolvidos para os diferentes públicos, os quais podem ser usados tanto para fornecer informações úteis, com conteúdos didáticos, formativos para a população, como para alienar, determinar modos de pensar e induzir comportamentos preconceituosos, sectários ou fundamentalistas.
Num cenário em que a cultura está acessível às mais amplas camadas sociais, a cultura de vanguarda sofre a ameaça do predomínio da cultura de massas, podendo os seus criadores serem absorvidos pela lógica produtiva, correndo o risco de se transformarem em simples produtores de objetos para o grande consumo, deslizando para a banalização cultural.
O conceito de cultura está intimamente ligado ao conceito de formação, desempenhando importante papel na educação dos indivíduos.
Quanto melhor for a formação do indivíduo, maior será o seu nível cultural, aumentando as suas capacidades por via do conhecimento, melhorando o seu relacionamento com outros indivíduos, proporcionando-lhe vantagens no desenvolvimento de contatos quer pessoais, quer profissionais, contribuindo também para o desenvolvimento socioeconómico da população em que está inserido.
Fontes: