O fanatismo é a única forma de força de vontade acessível aos fracos.Friedrich Nietzsche

domingo, 20 de novembro de 2011

Reconversões Profissionais e Organizacionais

Do ponto de vista da formação profissional, a modernização é o conjunto de transformações tecnológicas que vão ocorrendo directamente no processo de trabalho. No mesmo conceito se usam outras expressões como: inovações tecnológicas, novas tecnologias ou inovações técnico-científicas.
Movido como forma de resgatar o lucro e o ganho do capital, a modernização veio alterar a estrutura do sistema produtivo nos aspectos de natureza organizacional e de equipamentos, gerando mudanças na qualificação profissional, afectando o desemprego e criando a necessidade de reconversão profissional. O problema agrava-se com a agressiva competitividade nos mercados internacionais conjugado com as questões ligadas à qualidade e diversidade dos produtos, num quadro inquietante de impasses políticos, económicos e sociais.
A incorporação das novas tecnologias por força dessas transformações, suscita discussões sobre as formas de organização da produção, a gestão do trabalho e a qualificação profissional tendo em vista os desafios que são colocados às empresas, aos trabalhadores, às escolas e à sociedade.