sábado, 30 de maio de 2015

A influência da Igreja na sociedade ao longo dos tempos

Ao enfrentar os problemas do dia-a-dia, o homem sempre se confrontou com obstáculos de vária ordem para os quais procurou encontrar as soluções. Porém, no princípio da civilização, as interrogações para compreender as forças indomáveis da natureza eram imensas e muito poucas, ou quase nulas, as respostas. Aquela que mais facilmente podia ocorrer era a de que um poder sobrenatural comandava essas forças, um deus, ou vários deuses, seres divinos que lá do alto comandavam toda a natureza e as nossas vidas.
Facilmente o homem terá começado a relacionar o seu comportamento em sociedade com os fenómenos da natureza, associando-os a benesses ou castigos que lhes eram impostos. Os homens deveriam obedecer aos deuses para não os provocar. A partir desta premissa, ter-se-ão desenvolvido diversas crenças que, com o desenvolvimento da humanidade, se terão transformado nas diversas religiões e seitas, as quais proliferaram por todo o globo, com cultos e deuses próprios.
Foi certamente a partir deste desenvolvimento que o homem terá procurado encontrar explicações racionais para estes fenómenos, atribuídos ao poder divino, e estariam precisamente no seio destes grupos religiosos os espíritos mais esclarecidos e capazes de encontrarem as respostas. No entanto, a humanidade foi evoluindo através da ciência praticada à margem da Igreja e, portanto, subordinando-se à aceitação da religião. Estava desta forma muito facilitada a influência religiosa nas sociedades.
Portugal sempre foi, apesar da implantação de outras religiões, um país eminentemente católico, tendo a Igreja ao longo da história tido um papel preponderante na sociedade. Não esqueçamos que desde os primeiros tempos da formação da nação, a Coroa portuguesa, e não só, dependia do poder da Igreja de Roma.
Vivendo praticamente paredes-meias com o poder político, condicionando-o nas decisões, momentos houve em que a Igreja era o próprio poder. Lembremos o tenebroso Santo Ofício e as suas consequências. No entanto, e talvez pelo excessivo poder que a Igreja exercia, acabou por sofrer revezes, sendo perseguidos muitos dos membros de algumas congregações e expropriados os seus bens.
Nos tempos que correm, a Igreja católica ainda detém uma forte implantação na sociedade portuguesa, mas está mais afastada do poder político. Desenvolve, para além das suas ações do culto, diversas atividades de cariz cultural, está presente como entidade privada no setor do ensino e, através dos seus vários órgãos, desenvolve uma meritória ação social junto dos mais desfavorecidos.

sábado, 16 de maio de 2015

O discurso dos políticos

Aproximam-se as legislativas, a campanha eleitoral ainda não começou oficialmente, mas os políticos andam numa roda-viva, tentando desde já cativar as nossas simpatias.
Para que o meu caro concidadão perceba melhor a mensagem (ou as mensagens) que os políticos nos querem transmitir, aqui deixo este excerto de um discurso que traduz, de forma clara, tudo aquilo que iremos ouvir durante a campanha eleitoral que se avizinha.
«Caros eleitores, a execução deste projeto obriga-nos à análise das nossas opções de desenvolvimento no futuro. Por outro lado, a complexidade dos estudos efetuados cumpre um papel essencial na formação das nossas metas financeiras e administrativas. Assim mesmo, a expansão da nossa atividade exige a precisão e a definição dos conceitos de participação geral.