segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Tolerância e diversidade

A educação é uma das formas de promover a tolerância e a diversidade. Preparar para viver numa sociedade plural e complexa, submetida a rápidas e profundas mudanças.
A intolerância, o extremismo e a violência têm tido um acentuado aumento em todo o mundo, estimulados pela tendência para definir identidades diferentes.
A humanidade sempre se caracterizou pela diversidade, no entanto, a aceitação dessa diversidade não tem sido fácil.
Num mundo marcado por uma concorrência económica intensa, pelo movimento da população, pelo encurtar das distâncias, a convivência com pessoas de culturas e crenças diferentes e o aumento de todo o tipo de fanatismos que exploram a ignorância e o medo, criam tensões, e daí a escalada da xenofobia e do extremismo em todo o mundo.
A tolerância é um dos valores fundamentais para o desenvolvimento das sociedades. É uma condição essencial da paz, da democracia e do desenvolvimento sustentável. Nenhuma sociedade pode desenvolver-se cultivando a intolerância.
Uma cultura da tolerância que assente na educação, na preparação para conviver numa sociedade plural e complexa, onde as mudanças são profundas e se sucedem a um ritmo veloz, exige de cada um de nós, e das diferentes sociedades em geral como um todo, um esforço activo no sentido de percebermos as nossas diferenças e descobrirmos o que há de bom nas crenças e tradições dos outros, é um passo muito importante para nos conhecermos melhor e percebermos as nossas diferenças e nos respeitarmos como seres humanos.
É através desta descoberta que podemos compreender que, como humanos, é mais forte o que nos une, do que o que nos separa. É pela descoberta, pela compreensão e pelo respeito das diferenças em cada grupo que as sociedades avançam.
Temos assim pela frente uma tarefa que parte do facto da nossa vida, tanto individual como colectiva, ser exposta à diferença e condicionada por diferentes e legítimos modos de pensar e de orientar a vida. Isto não significa que devemos aceitar passivamente tudo o que nos pretendam impor em nome da diversidade, quando esses valores colidam com o nosso sentido de dignidade humana. A tolerância é uma atitude positiva, inspirada no reconhecimento e respeito pelos direitos dos outros, na prevalência da nossa preocupação sobre a indiferença e o desprezo e no esforço para conhecer o outro, é, portanto, muito mais que a coexistência pacífica entre diferentes culturas.
A educação é o meio mais eficaz para promover a tolerância, ensinar às pessoas quais são os seus direitos e liberdades comuns, incutir-lhes o respeito e o desejo de contribuir para que os outros possam também usufruir dos seus direitos e liberdades e passa, em grande parte, por garantias jurídicas que confiram a todos os cidadãos, sem excepção, direitos iguais há muito consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos e incorporados na legislação de muitos países.

1 comentário:

  1. Temos que optar, não pela tolerância face à intolerância, mas por aquilo relativamente ao qual devemos ser tolerantes, por exemplo, a diversidade das ideias, e por aquilo relativamente ao qual devemos ser intolerantes, por exemplo, a guerra de conquista. Luís Morais

    ResponderEliminar